domingo, 17 de julho de 2011

Campeonato Distrital de Seniores Masculinos 2011/2012

Deixo aqui apenas e só a minha opinião para o que me parece que poderá ser melhor em termos competitivos, orçamentais e de futuro da modalidade.

Divisão de Honra Masculina (10 equipas)
01 CRI Alhadense
02 A Granja do Ulmeiro
03 C Domus Nostra
04 Quiaios Clube
05 SB União Alhadense
06 ADC Vila Verde
07 GSSDCR Miro
08 CS Figueiró do Campo
09 LM Nogueira do Cravo
10 GD Paionense

Modelo Competitivo da Divisão de Honra:
1ª Fase em modo campeonato (18 jornadas)
-- 9º e 10º classificado descem directamente à 1ª Divisão
2ª Fase em modo campeonato com metade dos pontos (6 jornadas)
-- Apuramento de Campeão (1º, 2º, 3º e 4º)
-- Disputa do 5º lugar / Permanência (5º, 6º, 7º e 8º)
Total: 24 jornadas
Inicio: 1ª/2ª semana de Outubro 2011
Final: Final de Maio de 2012


1ª Divisão Distrital Masculina (7 equipas)
01 CP Miranda do Corvo
02 ASRC Pouca Pena
03 UPC Chelo
04 Lagonense FC
05 AD Serpinense
06 SC Conimbricense
07 PRODEMA

Modelo Competitivo da 1ª Divisão:
1ª Fase em modo campeonato (14 jornadas)
2ª Fase em modo campeonato com metade dos pontos (6 jornadas)
-- Apuramento de Campeão (1º, 2º, 3º e 4º)
-- Disputa do 5º lugar (5º, 6º, 7º)


Criação de uma Taça extra "Taça de Honra" (4 jornadas)
1ª Eliminatória (a dois jogos) [Lugares no final da 1ª volta]
-- 1º classificado fica isento
-- 2º vs 7º, 3º vs 6º e 4 vs 5º

2ª Eliminatória (Meias-finais)
-- 2 jogos no mesmo Pavilhão ambos os jogos a um jogo

3ª Eliminatória (Final)
-- A um jogo

Total: 24 jornadas
Inicio: 1ª/2ª semana de Outubro 2011
Final: Final de Maio de 2012

A estas competições acresce a Taça Distrital com a presença das 17 equipas e 4 eliminatórias:
1ª Eliminatória
-- 17 equipas, só haverá 1 jogo e ficaremos com 15 equipas isentas
2ª eliminatória
-- 16 equipas
3ª eliminatória
-- 8 equipas
Final-four
-- 4 equipas

Do meu ponto de vista este seria um modelo extremamente interessante e competitivo. Com isto reduzia-se o número de jogos, aumentava-se a competitividade e poder-se-ia garantir a sustentabilidade dos clubes. 
Para Pouca Pena e Miranda que seriam as equipas "prejudicadas" em não jogar na Honra poderiam ter uma época mais tranquila na 1ª Divisão antes de darem o "salto" para uma Divisão que com 10 equipas será extremamente competitiva. Lutariam por um titulo numa Divisão que poderá ser também muito competitiva! A criação da "Taça de Honra" seria uma competição com Final-Four que poderia ser uma excelente divulgação para as equipas da 1ª Divisão. Como se faz em algumas competições, a 1ª eliminatória seria com base na classificação no final da 1ª volta, de modo a que o campeonato tenha um interesse acrescido! 
Reforço que é apenas a minha opinião, e certamente muitas mais haverá e também elas interessantes. 

35 comentários:

Anónimo disse...

concordo com esta planificação de campeonato.acho que era melhor para todos.não prejudicava ninguem, as equipas que merecem estar na divisao de honra estão que são 10 e as outras na 1ª.em termos de gastos era insuportavel 34 jornadas e havia equipas que talvez nem 6pontos fizessem durante a epoca.assim é o melhor.bruno haverá hipotese da AFC tomar conhecimento desta ideia?

Bruno Santos disse...

Há, primeiro porque me parece que a AF Coimbra normalmente consulta os órgãos de comunicação social, mesmo os "não oficiais"... E há a hipótese, ainda mais viável, de algum dos clubes considerar esta ideia viável e a apresentar à AF Coimbra! Por mim não me preocupo com o plágio, estando até disponível para ajudar a que tenhamos melhores regulamentos e melhores competições desde os Seniores aos Benjamins, seja no Masculino ou Feminino.

Anónimo disse...

Bruno, acho que és um "lunático", não concordo nada. O melhor é acabar com 1ªs e 2ªs fases. Será em termos desportivos melhor e + barato fazer apenas uma divisão, neste caso com 32 jornadas e ganha quem ganha e pronto. Estar-se a fazer uma 2ª fase, só acarreta despezas e desportivamente não é justo, pelo que o sistema melhor é jogarem todos contra-todos e pronto, tá feito.

Bruno Santos disse...

Caro anónimo realmente eu também acho... Mas quando as pessoas estão seguras das suas propostas não enviam "postas de pescada"! Enviam coisas concretas e assinam!
Relativamente à tua proposta, além de as tuas contas estarem erradas, certamente não colocaste as coisas no papel... 17 equipas = 34 jornadas + 4 da taça + super-taça = 39. Entre 1 de Setembro e 30 de Junho há +- 40 semanas.
Achas que é comportável as equipas começarem a competir a 1 de Setembro e terminarem a 30 de Junho? Começas a pré-temporada a 1 de Agosto, ainda antes das equipas da 1ª Divisão? Fazes mais jogos que os profissionais?
Falas-me em barato? Alguma vez planificaste uma época de um clube? Fizeste as contas? Porque é que um campeonato a 17 com 32 jogos fica mais barato que um campeonato a 10 com 24 jogos? Formulas mágicas?
Desportivamente não é justo? Para quem? As regras não são iguais para todos? Em todas as modalidades de pavilhão os play-offs são utilizados e não é por acaso que no Futebol já se começam a utilizar. Para que as equipas todas possam ter objectivos ao longo da época! É uma das formas de se manter o público interessado e os atletas motivados ao longo de toda a época! Num campeonato a 17, o que a meio da época andam a fazer no campeonato as equipas do 5º, 6º para baixo?
Como curiosidade, na 1ª Divisão:
Campeão/Finalista faz entre 32 e 35 jogos no campeonato
Equipa eliminada nas Meias finais faz entre 30 e 32 jogos
Equipa eliminada nos Quartos de final faz 28 ou 29 jogos
Equipas do Play-out fazem 32 jogos
Equipas com descida directa fazem 26 jogos.

Anónimo disse...

Alguem perdeu uma oportunidade para estar calado x)

Anónimo disse...

deve ser alguém de Miranda que quer a todo o custo estar na divisão de honra =)

Anónimo disse...

"17 equipas = 34 jornadas + 4 da taça + super-taça = 39"
Correcção:
17 equipas=32jornadas+ 4 da taça + super-taça = 37
só naquela...

Anónimo disse...

LOOOOOOL Os mirandinhas pauliteiros!abraço dos vossos amigos!! :9

Anónimo disse...

Eles que aproveitem(miranda), se não ganharem um titulo com estas equipas nunca na vida ganham :S

Mesmo assim, duvido que mantenham a equipa do ano passado, muita qualidade(jovem) que nao foi aproveitada e como foram a final four foi uma montra para os miudos. Veremos!

Anónimo disse...

mas esses clubes nao podem querer estar na divisao de honra so porque sim.nao o conseguiram dentro de campo e agora querem consegui-lo de outra forma.acho que esta planificação é a mais correcta porque em termos de competitividade é melhor e a nivel financeiro tambem, ja que os clubes cada vez estao a sentir mais dificuldades

Bruno Santos disse...

Caro anónimo falhar uma vez sim, agora duas... Vamos lá explicar isto para meninos de 4 anos:
17 equipas = 34 jornadas (32 jogos mais duas folgas)

Rogério Duarte disse...

Ahahahahah..se precisarem de um prof de Matemática, para ajudar a simplificar as contas..não hesitem...contactem-me. Abraço Bruno

E concordo com a divisão proposta, faz muito mais sentido e estimula a competitividade.

Ricardo Reis disse...

Falam aqui do Miranda, será que estão com medo?
tenham calma que nós lutamos jogo a jogo e não na secretaria, como uma equipa para os lados da figueira que subiu com um jogo muito polémico. Enfim preocupem-se é com o vosso clube.
Nós temos o prazer de jogar com o Amor à camisola, pois nenhum senior recebe seja o que for.

Anónimo disse...

Todas estas opiniões são válidas. Aqui deixo a minha também:
Uma só divisão, dividida em dois grupos, 8 e 9 clubes onde os primeiros 4 de cada série, fazem ou campeonato final para apurar o campeão, ou play-off. Na parte de baixo da tabela, campeonato para clarificar classificação e determinar quem desce na época seguinte. Ainda não fiz contas, mas se calhar em termos financeiros e em nº de jogos, é compensador...

Anónimo disse...

só uma coisa: se só há uma divisão vão descer para onde? XD

Bruno Santos disse...

Não me parece mal, mas cuidado com o número de jornadas. Com séries de 8/9 temos 18 jornadas em cada uma das fases (conta a série maior)... A solução poderia passar por apurar apenas os 3 primeiros de cada série, ficando-se com 28 jornadas no total... Para as restantes fazia-se mais uma série de 6 e uma de 5 para disputar do 7º ao 12º e do 13º ao 17º. Com 2 séries só me parece viável assim, mas um campeonato menos interessante do que aquele que propus.
A disputa dos lugares é fundamental e, ao contrário do que o anónimo anterior escreveu, as descidas interessam, ou melhor interessa quem fica em cada lugar pois na época seguinte se se quiser voltar a dividir em duas divisões tem que haver forma de saber quem são os 10 ou 12 primeiros!

Anónimo disse...

Esta das séries só pode ser brincadeira :)
Já agora para completar as séries, faça-se assim: Coloquem as melhores equipas numa série e as outras noutra série, assim o 6º classificado duma série tem equipa superior à 1ª classificada da oura série. Isto é justo?
Então e para concluir. Concordo com 10 equipas na Honra, se assim não for faça-se uma série única.
Um abraço.

Anónimo disse...

É na secretaria é... LOOOL Aqui fartamo-nos de ganhar dinheiro!!Só assim é que podíamos pagar os dias de baixa dos nossos jogadores depois das deslocações a Miranda...

Anónimo disse...

Campeonato único com 17 equipas. Uma volta. Primeiros 8 fazem um playoff. Os outros taça de encerramento. Ter uma divisão com 10 equipas é palhaçada, ter outra com 7 é outra palhaçada. Não percebo nada de custos, não fiz contas acerca de quantos jogos cada equipa faz, sou apenas um jogador que gosta de jogar e que acha isto das segundas fases uma palhaçada. Concluindo. Uma divisão. Uma volta. Playoff a eliminar. Taça de encerramento para os outros.

Bruno Santos disse...

Caro anónimo das 14:35, apesar de não concordar totalmente, a dividir-se por séries apenas me parece razoável se a divisão for por ranking e por sorteio dentro de cada "pote", isto é:
1º Granja, CRIA
2º Domus, Quiaios
3º SBUA, Vila Verde
4º Miro, Figueiró
5º Nogueira, Paionene
6º Miranda, Pouca Pena
7º Chelo, Lagonense
8º Serpinense
9º Conimbricense, PRODEMA

Anónimo disse...

Bruno, o que queres dizer com ranking?...
Se for por Ranking, teremos os seguintes "potes":
1º U.Chelo e C.R.I.A.
2º Lagonense e Granja
3º Vila Verde e U.Alhadense
4º Miro e Serpinense
5º Domus e Miranda
6º Quiaios e Nogueira
7º Figueiró e Paionense
8º Pouca Pena
9º Sport Conimbricense e PRODEMA.
É que essa coisa do Ranking, tem muito que se lhe diga, porque Chelo e C.R.I.A. são os clubes com mais presenças nos nacionais, depois vem o Lagonense e a Granja,também com algumas presenças nos nacionais, a seguir temos o Vila Verde e a U.Alhadense que são os que têem mais presenças na Honra e por aí fora...

Bruno Santos disse...

Tens razão, deixa esclarecer: Ranking com base na classificação obtida na última época.

Anónimo disse...

Ao anónimo de 18 de Julho de 2011 21:50
Tá-se mesmo a ver que és daqueles que estão na divisão que mereces, mas queres ir um pouco mais acima sem qualquer esforço...

Anónimo disse...

Desculpem a minha opinião mas não concordo nada com o que se tem dito.
Não se pode pensar só nos custos!!
Eu como jogador sempre quis jogar em campeonatos com muitas equipas e muitos jogos e tenho a certeza que os meus colegas também!
Sempre que há a hipótese de isso acontecer querem logo diminuir a divisão ou fazer mais que 1 série...
Os clubes existem para jogar e competir, não para tentarem jogar o mínimo de jogos possíveis!
Com esta mentalidade nunca vamos andar para a frente!!!
É apena a minha opinião.
Abraço

Anónimo disse...

reforços no site do cssjoao

Anónimo disse...

O pessoal k ker uma série unica vesse mesmo k nunca foram directores de uma equipa.
voces sabem lá dos custos k um campeonato desse tipo acarreta, não tem pois não.
Depois ademiram-se de os clubes acabarem, claro k tem k acabar com esses custos.
Por exemplo o anterior comentador k diz k é jogador e quer é muitos jogos, não deve saber do enorme esforços k os seus directores fazem p poder manter a equipa p ele jogar e secalhar ate receber dinheiro.
Voces n fazem ideia do k é ser director de uma equipa nestes tempos de crise, n fazem ideia das noites k os vossos directores passam sem dormir a pensar em como arranjar dinheiro para voces jogarem, para pagar os jogos e o resto das despesas.
Deixem de olhar p o vosso umbigo e pensem na sobrevivencia dos clubes ou entao daki a uns anos sao so 4 ou 6 clubes no distrito.

Anónimo disse...

Série única a uma volta são 16 jogos. Playoffs à melhor de 5, são mais 15 jogos no máximo para quem chega à final, isto calculando que ficam todos os jogos 3.2. Dá 31 jogos, um a menos que esta época e sem o ridículo da segunda fase, convenhamos que jogar para meio ponto não é muito positivo. Acho que todos os jogadores de todas as equipas dariam as boas-vindas a um playoff a eliminar, mais do que uma segunda fase. Para as equipas que não ficam nos oito primeiros, têm sempre a hipótese de fazer uma taça de encerramento, que significa mais 16 jogos (campeonato a duas mãos), que dá os tais 32 jogos deste ano. Só estou a falar do campeonato. Caso contrário poderão fazer um playout ou uma mini-taça de encerramento, também a eliminar, neste caso, as duas últimas equipas fariam um jogo em campo neutro a eliminar, para depois ficarmos com 8 equipas a disputar a taça de encerramento.
Gostava de saber a opinião dos vários intervenientes aqui, e mesmo dos jogadores, porque no fundo, mais do que directores e presidentes, quem está lá dentro são os jogadores e treinadores, são eles que treinam todas as semanas, são eles que jogam todos os jogos.

Bruno Santos disse...

Caro anónimo, então jogar a meio ponto não é positivo e jogar para zero pontos já é? É que no play-off normal da 1ª apenas se aproveita o factor casa que é muito discutível. Quanto a jogar a uma volta, penso não fazer qualquer sentido mas é apenas a minha opinião. Imagine-se com uma equipa que até luta para o meio da tabela mas tem o azar de em casa jogar com as equipas mais fortes e fora ter as dificuldades naturais com os piores classificados...
Eu já treinei nessa divisão com duas fases para o tal meio ponto... Acho que o meio ponto é uma boa solução para se ter uma 2ª fase mais interessante e aproveitar algo da 1ª fase. E um campeonato com 17 equipas não significa maior competitividade, precisamente pelo contrário...

Anónimo disse...

Eu continuo a achar que fazer dois grupos e no final da fase regular, fazer play off há melhor de três jogos entre o 1º classificado de um grupo com o 4º do outro e assim sucessivamente. Os restantes, fazer campeonato a uma volta (em campo neutro) para definir posições.
Para o ano, se houver clubes suficientes, fazer a Honra com 14 clubes.

Anónimo disse...

isto não tem nada que saber. duas divisões, quem chega em primeiro é campeao e sobe, quem fica em ultimo desce. playoffs e cortar pontos é uma palhaçada. no ano passado eram só seis equipas na 1ª e umas das favoritas não subiu e foi bem renhido o campeonato.
acho que cortar metade dos pontos é gozar com os primeiros classificados... assim se viu com o santa clara que so subiria porque houve desistencias

Anónimo disse...

Zero pontos? Então os meninos da primeira divisão andam todos a jogar para zero pontos durante a época regular? E os da NBA? Também? Está atento Bruno. A fase regular serve precisamente para definir posições, para definir quem pode e quem não pode disputar o campeonato até ao fim. Os primeiros oito podem, os outros não. Simples. Quanto à vantagem, só o factor casa? Estás louco? O primeiro joga contra o oitavo, por alguma razão o primeiro está em primeiro e o oitavo está em oitavo, não vês mesmo nenhuma vantagem aqui? ...
E não há cá nada de tirar mérito a quem merece e dar a quem não merece, o que é, exactamente, o que acontece quando se dividem os pontos. Como é óbvio (tendo participado em todos os campeonatos com segunda fase) sou completamente anti-segunda fase. Adiante.

Quanto a ser a uma volta, é claro que é pouco ortodoxo, mas é o campeonato possível, dadas as equipas e as condições das equipas. Quanto à tua "suposição", "imagine-se", com os meios pontos, tiveste em anos consecutivos uma equipa em primeiro lugar na fase regular, e na segunda fase, um campeonato completamente diferente, em que, por exemplo, até o Vilaverdense que esteve em risco de não ir à fase de subida (há dois anos) acabou por subir à terceira. Para cada suposição tua eu tenho outra, acaba por ser contraproducente.

Não concordas, ok. Não tem problema nenhum, eu discordo da tua, estava a tentar arranjar um modelo que agradasse mais a quem joga e a quem treina.

Perguntem aos jogadores que participaram na 1a divisao distrital o ano passado, se gostaram de ter um campeonato com 6 equipas e a 4 voltas.

Perguntem aos jogadores da Honra, se gostam da segunda fase e depois perguntem aos jogadores se não gostavam de ter um campeonato com 17 equipas. Garanto que 90% dos jogadores diriam "sim" a um campeonato com 17 equipas.

Ninguém gosta de campeonatos divididos (há sempre uma série mais forte que a outra, o que causa injustiça), nem de campeonatos com 7,8,9, equipas, muito menos a mais do que 2 voltas.

Eu só propus este modelo, porque supostamente seria impossível fazer um campeonato com 17 equipas e a duas voltas.

Bruno Santos disse...

Caro anónimo,
Continuo a dizer zero pontos... Tens o factor casa e jogar contra o 8º... Se tiveres 20 pontos de avanço para o 8º no final da 1ª fase passas a 10... Com play-off normal a eliminar a única vantagem é o factor casa no jogo contra o 8º ou há mais algum? Se perderes 2 jogos contra essa mesma equipa ficas logo eliminado e lá se foi a suposta "vantagem" de jogar contra o 8º! Nos campeonatos profissionais isto utiliza-se para promover um espectáculo com atletas profissionais! E aí concordo que possa ser assim, aliás se abolisse-mos os empates durante a época e tivesse que haver um sempre vencedor os jogos aumentariam certamente o interesse.
Mas a opinião deixada é tão válida como a que deixei, mas não concordo com ela...
Relativamente aos custos, neste momento parece-me impraticável mais de 30 jogos numa época (incluindo Taça)... Para os jogadores é fácil jogar tanto jogos (mesmo muitas vezes treinando quando lhes apetece), aliás as épocas para a maioria dos "jogadores" tem mais de 50 jogos se aí incluirmos os torneios de Verão. Esquecem-se é que os clubes neste momento não têm condições para financiar mais de 30 jogos e mais de 10 meses de competição... Já para aguentar isto a maioria faz um esforço enorme...
Qualquer modelo competitivo (incluindo Campeonato, Taça e Supertaça) que caiba entre o inicio de Outubro e final de Maio será um modelo financeiramente aceitável...
Quanto à divisão em séries, não concordo, acho mais viável a divisão em Divisões tal como propus.

Anónimo disse...

s os atletas gostam d campeonatos com 17 ou 8 ekipas n interessa p nd.
o k konta é a opiniao dos dirigentes, os atletas so tao la p jogar e jogam o numero d jogos k os dirigentes kizerem. neste momento o k mais interessa é a subrevivencia dos clubes, pk senao daki a poucos anos esses tais jogadores k kerem 17 ekipas nem 5 tem p jogar. o problema é k os jogadores nao percebem os custos de um campeonato desse tipo, um campeonato com 17 ekipas fica muito dispendio, reparem:
Inscrição da ekipa: 400€
Inscrição jogadores/treinadores/dirigentes: 1500€
16 jogos casa mais 1 d taça: 3060€
Transporte p 17 jogos fora: 850€
GNR: 1122€
Total: 6932€
Se a este valor se juntar luz, água e gás dos pavilhoes, jantares d vez em kand, ekipamentos, bolas, testes médicos e mais algumas coisas chega facilmente aos 9000€ ou 10000€ tudo depende de kanto cada clube gasta em luz.
Se a isto ainda s juntar os ordenados de alguns atletas, quanto nao dará.
É muito facil ser jogador e mandar bitaites de kantos jogos se ker, agora ser dirigente actualmente não é nd facil.

Nogueira disse...

Bruno, relativamente à tua proposta, há um problema, é que os estatutos não prevêem menos de 12 equipas na Divisão de Honra e como sabes, não quiseram discutir esse assunto na ultima Assembleia Geral, quando se propôs fazer apenas uma divisão quando o nº de equipas não fosse superior a 18, portanto não estou a ver a AFC baixar o nº de equipas para 10 na Honra, e pessoalmente também acho um retrocesso na competição, mas também não estou a ver a AFC fazer apenas uma divisão, portanto, vamos ter uma Honra com 12 clubes e uma 1ª com 5.
Na minha opinião, fazia-se apenas um campeonato, onde se dividiam as equipas em duas séries e pensando em custos, dividiam-se por situação geográfica, é evidente que com esta divisão se podem juntar as equipas mais fortes numa só série, mas quem tem culpa disso, no inicio ninguém adivinha e no fim se forem de facto as melhores, estas acabam por vencer. Agora não se pode jogar com suposições ou estar a dividir por ranking como já aqui li, é supor que esta é melhor que aquela e depois ao longo do campeonato, isso não se confirma...
Divididos os grupos e feita a fase regular da época, ou se faz uma segunda fase em que se juntam os quatro primeiros de ambos os grupos e jogam entre si, iniciando do zero a pontuação, ou fazer como alguém também já o disse, um play-off, onde o 1º de um grupo, joga com o 4º do outro e por aí fora, apurando os finalistas em campo neutro (tipo final-four da taça).
As restantes equipas podem por exemplo fazer uma 2ª fase entre elas a 2 voltas, o que traria muitos jogos, ou então fazer como alguém também já o disse, um campeonato a uma volta, sorteando o recinto de jogo entre todos os clubes que disputam essa fase, ficando a cargo de ambos os clubes as despesas com o policiamento e a organização do jogo, dividindo assim as despesas. O policiamento seria requisitado pela AFC que depois cobraria aos clubes o valor do policiamento.

Bruno Santos disse...

Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, mas para mim a divisão por série será um retrocesso. Já um campeonato a 10 pode tornar a competição mais interessante e altamente competitiva pois quem não luta para subir arrisca-se a descer com facilidade, à imagem do que acontece na 3ª Divisão. Isto é possível caso Miranda e Pouca Pena não pretendam ocupar o seu lugar na Divisão de Honra pois não há nada que as obrigue a aceitar, e não havendo mais equipas para repescar, uma vez que seguindo os regulamentos as equipas que desceram (Chelo, Lagonense e Serpinense) não podem no ano seguinte competir na divisão em que estavam.
Agora tudo será possível desde que os clubes assim o queiram e se entendam. Não podem é olhar apenas para o seu umbigo senão qualquer dia não há equipas...
Falando claro e abertamente, neste momento parece-me que qualquer uma das 7 equipas que ficariam na 1ª Divisão quer que haja apenas uma Divisão (seja com que modelo for) e qualquer uma das que está na Honra quer um campeonato com 22 a 26 jogos no máximo (seja o campeonato a 10, 11 ou 12). Agora "se forem com muita sede ao pote" ariscam-se a ter uma Honra com 12 e uma 1ª Divisão com 5, se forem mais conscientes e quiserem promover a modalidade fazem uma reestruturação para que no futuro a existência de duas Divisões seja possível. E a única viável parece-me neste momento ser a redução da Honra para 10 equipas e prever que no caso de o número de inscritos ser inferior ou igual a 16 haverá apenas uma divisão denominada 1ª Divisão. No caso de haver 15 ou 16 inscritos as eliminatórias da Taça serão realizadas a apenas um jogo (uma mão)...
Tudo isto para que as épocas tenham no máximo entre 30 a 33 jogos que me parece ser o limite viável...
E o campeonato a 17 este ano pode eventualmente caber no calendário desde que não haja disputa da Taça, mas parece-me um retrocesso competitivo em que a meio da época metade das equipas estarão já arredadas da luta pela subida, algo que diminui o interesse dos jogos e não só...
Certamente um jogo entre 1º e 2º da 1ª Distrital terá mais interesses do que um jogo entre o 11º e 12º da Divisão de Honra...
Mas quem vai competir é que decide o que quer... Se quer ser 11º ou 12º na Honra ou 1º ou 2º na 1ª Distrital... Eu como dirigente preferiria ser 1º ou 2º na 1ª Distrital e no ano seguinte estar mais bem preparado para na época seguinte estar na Honra, do que ser 11º ou 12º na Honra e no ano seguinte arriscar-me a ter que disputar a 1ª Divisão Distrital caso voltasse a haver duas Divisões..